quarta-feira, 6 de julho de 2011

Grandes mitos das dietas milagrosas!

Todas nós já passamos por alguma banca de revista, ou até propagandas na internet prometendo dietas milagrosas e muitas vezes sem o mínimo esforço.
Ahh, como seria bom se fosse verdade...se fosse tão simples, fácil e rápido.

O perfil destas materias é de prache: um título propositalmente extravagante para chamar nossa atenção para uma dieta milagrosa, exibindo fotos do ‘antes’ e ‘depois’ de quem emagreceu com aquilo.
Cuidado ao associar a perda de peso com estas dietas malucas. Aquele exemplo que você esta lendo ali, pode sim ter dado resultado, mas não porque a ex gordinha fez lá a dieta do suco de couve, ou a dieta do leite de soja para chapar a barriga, ela emagreceu pelo simples fato de comer menos.
Isso se comprova nos próprios cardápios que seguem com estas matérias milagrosas.

Claro, existem sim, alimentos que ajudam no processo de emagrecimento. Alimentos ricos em fibra, por exemplo. Porém, de nada adianta se a pessoa não diminuir a ingestão de calorias.
É importante entender de uma vez por todas: Não dá para emagrecer sem mexer no que come. a quantidade e o tipo de alimentação que escolher, é que vai fazer você perder peso.

Eu sei que os títulos e a vontade de emagrecer sem sacrifícios são tentadores, mas não adianta cair nessa. É preciso sim, evitar (evitar meeeesmo) aquele desejo louco pelo chocolate, ou aquela sua sobremesa favorita, sem contar que o corpo precisa se mexer! Se não for assi
m, é mito!

O Dr. Guilherme Ribeiro (Médico que cuida atualmente da dieta da Paulinha (ex-bbb) desvendou alguns dos principais mitos que encontramos por ai:

Tomar água morna com limão emagrece.
Não, não emagrece. O máximo que as enzimas do limão podem fazer é ajudar a desintoxicar seu organismo; ou seja, eliminar toxinas.

Não como nada com sal, porque sal engorda.
Não: o sal incha – se você tiver problema de retenção de líquidos, e quando ingeridos em excesso. Se você tem problema de retenção de líquido, ao subir na balança isso vai aparecer: 500 ml de água retida equivalem a 500g de peso a mais. Imagina se você costuma reter 1 ou 2 litros?

Abacaxi derrete gordura
Não. Aliás, essa expressão “derreter gordura” é uma expressão
usada a torto e a direito por revistas, sites, programas de televisão, como se alguns alimentos fossem capazes de, de fato ‘derreter a gordura’. Que fique bem claro: a gordura só é eliminada quando existe um aumento no seu gasto calórico, que faz com que seu corpo precise usar a energia armazenada ali. O abacaxi é rico em água e age como diurético, evitando a retenção de líquidos. Também é rico em fibras e por isso auxilia no processo digestivo. Nada mais do que isso. Na Dieta Nota 10, comer 1 fatia de abacaxi depois de ter jantado uma pizza calabresa só vai servir para acrescentar 25 notas…
Fazer jejum queima gordura
Não, só queima a sua possibilidade de emagrecer de forma saudável. Seu corpo vai começar a economizar energia e, assim que você ingerir alguma coisa, ele vai sugar tudo o que for possível dessa “coisa”.

Mastigar e engolir rápido engorda porque o espaço no estômago se torna maior para receber alimento
Não existe qualquer relação nisso. Mastigar devagar sempre é melhor porque assim você saboreia mais o alimento, a sua digestão fica mais fácil e você passa longe de situações como refluxo, azia, soluços etc. Mas a velocidade com que você come não tem relação nenhuma com o espaço no estômago.

Tomar água gelada em jejum emagrece
Não. Quando bebemos algo gelado, com cerca de 7 graus, o corpo é obrigado a aquecê-lo antes de poder absorver. Ele faz isso usando a gordura. Porém, o gasto calórico da ingestão de líquidos gelados , a qualquer hora do dia, é considerado desprezível porque não influencia muito no gasto energético total da pessoa no fim do dia.

Gelatina para estocar colágeno?
Nem que você coma quilos de gelatina. A quantidade de colágeno existente na gelatina não é significativa, e o fato de a proteína não ser hidrolisada compromete a absorção do colágeno pelo corpo.

Comer carboidrato à noite engorda
É fundamental comer alimentos com carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa seguir uma boa distribuição de carboidratos, proteínas e gordura. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite – salvo se você tiver algum problema maior como refluxo e outras questões clínicas.

Abacate engorda
Não, se você comer na quantidade certa. O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Além disso, a gordura presente no abacate é a gordura saudável, que ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Beber líquido durante as refeições dá barriga
Beber líquido durante as refeições não dá barriga. Ele pode contribuir para estufar momentaneamente seu estômago, mas assim que você fizer a digestão, tudo volta ao normal.

É possível emagrecer comendo tudo o que se deseja
Sim, desde que na quantidade certa. Você não precisa cortar as delicias do cardápio. Precisa apenas reduzir a quantidade, ficando dentro do necessário para o seu biotipo e atividade diária.

A dieta da sopa emagrece
Depende da sopa. Existem sopas mais calóricas, outras menos. Um concha de creme de ervilhas tem mais notas que 4 colheres cheias de purê de abóbora, por exemplo. Lembre-se de uma coisa importante: as fibras dos alimentos são muito saudáveis e ajudam a aumentar a sensação de saciedade no estômago. Um prato de legumes cozidos tem a mesma quantidade de notas de um creme feito com esses legumes. Porém, muito provavelmente , os legumes cozidos irão saciar sua fome de forma mais efetiva.

Dieta líquida emagrece.
Tem gente que acha que sim, mas na verdade o efeito é ilusório. Se a dieta líquida se resume a comer batido no liquidificador coisas que você poderia perfeitamente comer em seu estado sólido, como feijão, por exemplo, qual seria o propósito? Ou só tomar sopa de couve, ao invés de comer uma couve refogada? O ser humano foi feito para mastigar, lembre-se disso. Ficar só nos líquidos vai fazer com que você sinta falta de comer coisas sólidas, e a dieta não vai durar. Alem disso, a dieta líquida geralmente é pobre em fibras, que são essenciais para uma boa digestão. Outra versão dessa dieta, igualmente sem sentido, é a dieta da papinha de bebê. Só que essa é ainda pior porque o gosto é de matar.

Não se deixe enganar!
Não existem alimentos que:
- queimam calorias;
- derretem gorduras;
- chapam barriga;
- endurecem o bumbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário